quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Projeto Sacola da Leitura




PROJETO
SACOLA DA LEITURA

OBJETIVO
        Oportunizar possibilidades de desenvolvimento à família, como pessoas que têm necessidades  de adquirir informações através do ato de ler, imaginar, recriar e construir uma sociedade melhor,  incentivando o hábito da leitura para formar leitores de todas as classes sociais, etnias e credos,  visando a melhoria da qualidade de aprendizagem da leitura e escrita.


ESTRATÉGIAS
         Cada professora juntamente com a sua turma desenvolveu uma sacola para levar para casa. Foi confeccionado também um boneco para acompanhar a sacola e realizada uma votação para eleger o nome do boneco. A cada 2 dias o boneco fica aos cuidados de uma criança que tem a liberdade de trocar  as roupas, adereços, travesseiro etc, do mascote ao seu gosto. A idéia principal é oferecer diferentes gêneros de leitura para acompanhar a sacola.
        A professora juntamente com os alunos  seleciona um livro de literatura infantil para a criança, um gibi para o mano(a);  para a mamãe, para o papai e para os demais membros da casa selecionam revistas: Ciência Hoje, Globo Ciências, Veja, Super Interessante e jornais locais. É feito rodízio. Cada aluno leva a sacola para casa que permanece dois dias com ela.
         Sabemos que as crianças aprendem através de exemplos, então os pais são orientados a reunir a família no momento da leitura  e incentivar seu(a) filha a ler afim de criar o hábito e o gosto pela leitura. 
        Também é agregado um caderno na sacola para a criança registrar, relatar como aconteceu a leitura em sua casa, quem participou, elaborar resenhas, textos com os personagens da história, ou produzir trabalhos artísticos desenvolvendo assim a capacidade criadora de dramatizar, reinventando e recontando o texto.
          Quando o aluno devolve a sacola, é dado a oportunidade  de socializar com os colegas como foi a visita da sacola a sua casa. A criança expõe sua opinião sobre o enredo da história, dos jornais ou das notícias das revistas lidas pelos familiares que é respeitada pela turma.
         Quando o material selecionado tiver passado por todos, é feita a troca ou quando as crianças solicitarem. Os materiais usados foram livros, revistas, jornais, máquina fotográfica, computadores, sucatas, massa de modelar, cadernos, materiais  de desenho, diversos tipos de papéis,   máscaras etc.
Pode-se perceber que os alunos lêem com prazer, lazer e entretenimento. É fantástica a criatividade nos registros realizados e a desenvoltura na apresentação. O projeto veio trazer um avanço significativo no aprimoramento da leitura e da escrita, bem como contribui para desenvolver o hábito da leitura e envolvimento da família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário