PROJETO
SACOLA DA LEITURA
OBJETIVO
Oportunizar possibilidades de
desenvolvimento à família, como pessoas que têm necessidades de adquirir informações através do ato de
ler, imaginar, recriar e construir uma sociedade melhor, incentivando o hábito da leitura para formar
leitores de todas as classes sociais, etnias e credos, visando a melhoria da qualidade de
aprendizagem da leitura e escrita.
ESTRATÉGIAS
Cada professora juntamente com a
sua turma desenvolveu uma sacola para levar para casa. Foi confeccionado também
um boneco para acompanhar a sacola e realizada uma votação para eleger o nome
do boneco. A cada 2 dias o boneco fica aos cuidados de uma criança que tem a
liberdade de trocar as roupas, adereços,
travesseiro etc, do mascote ao seu gosto. A idéia principal é oferecer
diferentes gêneros de leitura para acompanhar a sacola.
A professora juntamente com os
alunos seleciona um livro de literatura
infantil para a criança, um gibi para o mano(a); para a mamãe, para o papai e para os demais
membros da casa selecionam revistas: Ciência Hoje, Globo Ciências, Veja, Super
Interessante e jornais locais. É feito rodízio. Cada aluno leva
a sacola para casa que permanece dois dias com ela.
Sabemos que as crianças aprendem
através de exemplos, então os pais são orientados a reunir a família no momento
da leitura e incentivar seu(a) filha a
ler afim de criar o hábito e o gosto pela leitura.
Também é agregado um caderno na
sacola para a criança registrar, relatar como aconteceu a leitura em sua casa,
quem participou, elaborar resenhas, textos com os personagens da história, ou
produzir trabalhos artísticos desenvolvendo assim a capacidade criadora de
dramatizar, reinventando e recontando o texto.
Quando o aluno devolve a sacola,
é dado a oportunidade de socializar com
os colegas como foi a visita da sacola a sua casa. A criança expõe sua opinião
sobre o enredo da história, dos jornais ou das notícias das revistas lidas
pelos familiares que é respeitada pela turma.
Quando o material selecionado tiver
passado por todos, é feita a troca ou quando as crianças solicitarem. Os materiais usados foram livros,
revistas, jornais, máquina fotográfica, computadores, sucatas, massa de
modelar, cadernos, materiais de desenho,
diversos tipos de papéis, máscaras etc.
Pode-se perceber que os alunos
lêem com prazer, lazer e entretenimento. É fantástica a criatividade nos
registros realizados e a desenvoltura na apresentação. O projeto veio trazer um avanço significativo no aprimoramento da
leitura e da escrita, bem como contribui para desenvolver o hábito da leitura e
envolvimento da família.
Nenhum comentário:
Postar um comentário