Dúvidas

FÓRUM   DE   DÚVIDAS  PEDAGÓGICAS



Caro cursista,
Leia com atenção as explicações aqui relacionadas. Se surgirem dúvidas, utilize o sistema de comentários abaixo. Os esclarecimentos serão dados também através do sistema de comentários desta página.

1 - COMO COMENTAR NO BLOG

CLICAR NA PALAVRA COMENTÁRIOS, ABAIXO DA POSTAGEM E SEGUIR ESSES PASSOS.




28 comentários:

  1. Marli. Bom dia. Sou o Hermes. Não sei se é o local. Estou aprendendo. Na questão cartão de apresentação. Faço o cartão e mando para meu email. Quando no tutorial você, usando a Roberta como exemplo, busca o cartão dela em um arquivo. Como?? Meu cartão vai para o email.
    O que faço? Ainda não entendi. Hermes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Hermes! O local é esse mesmo para colocar sua dúvida e assim outros colegas poderão ser ajudados. O cartão vai para o email como uma imagem em anexo e é preciso baixar para o computador essa imagem. Em cada provedor de email existe um jeito de baixar, mas geralmente vai parar na pasta donwloads . Vou elaborar uma video aula para ajudar, ok? Deixo nos tutoriais. Mande suas dúvidas sempre. Abraço!

      Excluir
  2. Oi Marli. Sou a Lucivane. No cartão de apresentação escolhi duas opções não disponíveis dos destacados, gostaria de saber se posso acrescentar a figura, pois ficou feio somente com o nome e mais como poderei fazer isso se possível? Obrigada. Boa noite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucivane, Não há problema quanto à estética do cartão. É assim mesmo, quando tu não escolhes os objetos disponíveis. Se quiser colocar outros, no lugar dos quadrados, só conseguirás fazer isso importando a imagem para o paint e colando outras imagens no lugar e depois salvar com as mudanças feitas . Após postar o cartão no fórum. Se você fizer isso, me avise que eu deixo inativa a outra que você enviou, pois você não vai conseguir apagar. Eu vou elaborar uma video aula para te mostrar , ok?

      Excluir
    2. Lucivane, veja nos tutoriais que deixei um lá, se quiser mudar o cartão.

      Excluir
  3. Sou Hermes.
    Mandei o cartão de apresentação. Não funcionou. Gostaria de tentar novamente, mas estou com dificuldade. Não consegui entender como colo o cartão no espaço da atividade. Não sei se relatei corratamente o meu problema. Quero fazer novamente os passos. Não consigo. O relato é que se eu enviar novamente, o envio anterior será substituido. Não consegui refazer. Hermes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hermes, você enviou o cartão e consegui baixar. Na verdade, o ambiente e-proinfo é bem instável e lá no fórum eu só visualizava um quadradinho da imagem. Então eu acessei como cursista e publiquei o teu cartão, pois percebi que você havia feito os passos certos. Agora tenta colocar uma foto tua no perfil. olha lá em "tutoriais" que tem uma video-aula explicando. Bom domingo!

      Excluir
  4. Oi Marli, elaborei outro cartão com imagens, por favor deixa inativa o outro cartão para poder postar o novo. Obrigada. Bom domingo.

    ResponderExcluir
  5. Oi profe Marli, publiquei meu comentário no fórum e, após fazer modificações, cliquei em enviar rapidamente e adivinha, apareceram 3 comentários. Posso deletar alguns?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clau, apenas eu posso inativar para que fiquem invisíveis. Já fiz isso. BJ!

      Excluir
  6. Boa noite professora Marli.
    Sou Hermes.
    Acho que meu nome não aparece no diário de bordo. Você pode dar uma olhada. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Hermes! Eu enviei um e-mail para os cursistas indicando um tutorial que criei sobre o diário de bordo e alguns esclarecimentos sobre a atividade. Você deve ter recebido.Veja lá em Tutoriais, aqui no blog mesmo, que deixei o link . Nele eu explico que aparecem os nomes de todos os colegas, mas para acessar o próprio diário, logo abaixo da palavra "DIARIO" aparece "meu diario". Clica lá e segue os passos. Bom trabalho, professor!

      Excluir
  7. PROFESSORA, FIZ O MAPA CONCEITUAL. TENTEI PUBLICAR POR TRÊS VEZES, MAS NÃO CONSEGUI. O MEU PROBLEMA É QUE SOMENTE CONSEGUI SALVAR NO PROGRAMA TOOLS. QUANDO PROCURO A IMAGEM PARA BAIXAR, NÃO ENCONTRO! SERÁ QUE COMUNIQUEI O PROBLEMA ATUAL. OUTROS VIRÃO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hermes,na propria janela do mapa construído, você deve ir em "Arquivo", "exportar" ,"Imagem em jpg". Daí vai salvar como uma imagem. Me avisa, qualquer coisa!

      Excluir
  8. Prof. Marli
    Estou tentando criar uma conta gratuita no calameo mas quando vou em: Faça login, após ativar a conta no email aparece uma mensagem dizendo palavra-passe ou conta incorreta. Tanto no gmail quanto no hotmail. Como posso resolver? Já tentei várias vezes e não consegui. Aguardo retorno. Obrigada Gema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gema, você clicou no link que apareceu no email para ativar? Depois disso, foi em "Iniciar sessão na sua conta?" Aí você deve colocar o email e depois digitar a senha. mas cuide que de repente esteja com com as letras maiúsculas ativadas. ou tu esteja digitando algo errado. Tenta de novo.

      Excluir
  9. Oi prof. Marli. Tudo bem? Conforme comentário da atividade 4, salvei em pdf, só que não consegui publicar em tamanho pequeno. No meu not não aparece as janelas, conforme os tutoriais. Não sei se é porque já tinha postado e exclui ao invés de editar, enfim não consegui novamente fazer o certo. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucivane

      Vocë deve colocar o livro no Calameo .Veja o tutorial aqui. https://drive.google.com/file/d/0B4qfd2S5gDt1UDU5dnJSUDU0a0k/edit Se não conseguir a gente vê depois.

      Excluir
  10. Oi profe Marli! Preciso fazer o hipertexto para o meu vídeo. Li o tutorial de como fazer links, mas ainda nãp entendi como fazer o hipertexto... vou explicar como é realizado o new born...
    Aguardo... Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe, eu não tinha visto essa dúvida. Mas antes tarde do que nunca. Para fazer um link é facinho. Você escreve o texto normalmente e depois seleciona com o mouse a palavra ou expressão onde quer que apareça o link. Depois disso, clica na palavra link, na barra superior da postagem e cola ou escreve ali o endereço(URL) da página para onde será direcionado o link. Olha no tutorial que está bem explicado. Se não conseguir, me fala. BJS!

      Excluir
  11. Oi profe Marli. Tudo bem? Eu e a prof. Eli Ana faremos dupla no blog Dicas de Ciências, não consegui acrescentar nossos nomes na tabela. Falarei com a Roberta amanhã, se ela quer fazer conosco ou a senhora indica alguém de Nova Bassano. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gurias, eu incluí o nome de vocês lá. Vamos ver se alguém se junta, senão eu vou propor a alguém. BJS!

      Excluir
  12. Profª Marli
    Fiz o vídeo.Trabalhei bastante. Durante a aula você explicou como continuar o vídeo para atualizar automaticamente no Blog e no You Tube... não lembro mais. Não sei se você pode me ajudar à distância. Aguardo. Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marilene, o que muda automaticamente no blog são dos documentos, apresentações de slides ,formulários, tudo o que tu produz usando o google drive. É só tu editar no drive que no blog aparece mas mudanças. Mas o vídeo não muda automático. Qual ferramenta tu usou para produzir o vídeo? me explica que eu te envio orientações.

      Excluir
    2. Profª Marli, eu fiz o vídeo no Photo Story.Acho que nesse caso não tem como. Dá para continuar, mas depois de postado no You Tube,não tem como.
      Também gostaria de saber como excluir vídeos que eu já postei no You Tube.
      Obrigada.

      Excluir
    3. Veja se você salvou o "projeto" do vídeo. Nesse caso pode ser modificado, mas precisa enviar de novo ao you tube ou publicar direto no blog , clicando no icone do vídeo, importando para a postagem. Nesse caso não atualiza automaticamente.

      Excluir