Módulo 1



14/07 a 31/08

ENCONTROS PRESENCIAIS
ATIVIDADES PRESENCIAIS














ABERTURA
14/07 (NB)
19/07 (NP)
- Boas vindas, apresentação.
-Contextualização do curso e do ambiente virtual E-Proinfo.
-Cadastro dos cursistas no E-Proinfo e navegação
- Atividade 1.0 

a-  Acesse o link 
http://thor.sead.ufrgs.br/objetos/quem-sou-eu Siga as instruções   e crie um cartão de apresentação, escolhendo objetos que te representem e adicionando algumas informações pessoais e profissionais a fim de que teus colegas possam te conhecer melhor.

 b- Publique o cartão no FÓRUM DE APRESENTAÇÃO, do 
E-PROINFO. Acesse o TUTORIAL, caso tenha dificuldade
ATIVIDADES À DISTÂNCIA
 -Colocar foto no perfil  e familiarizar-se com o ambiente E-PROINFO. Ver em Tutoriais, caso tenha dúvidas.
Leia e comente as postagens dos colegas,no FÓRUM DE APRESENTAÇÃO aproveitando para conhecer o outro grupo de cursistas (teremos um em Nova Bassano e outro em Nova Prata), 
Consulte o Guia do Cursista e  leia as orientações iniciais na Introdução.

- Leitura do texto Administrar o tempo é planejar a vida, de Eduardo Chaves.

- Faça um comentário no blog , lendo antes a primeira postagem(Bem-vindos ao Desafio) e escrevendo sobre as expectativas em relação ao curso.




OFICINA 1

04/08 (NB) 09/08(NP)
ATIVIDADES PRESENCIAIS
1- Apresentação (cursistas novos)

2- Quais dificuldades tiveram, como resolveram? Tirar dúvidas.  Acesso ao E-proinfo (ver se todos fizeram apresentação no fórum), mostrar ferramentas Diário,Fórum,  Notícias, Mensagens de texto(e-mail) , Guia do Cursista(Módulos)

3- Organização do tempo, reforçar importância de uma agenda de estudos (leram o texto sugerido?) Check list

4- Blog - que expectativas em relação ao curso? o que gostaria de aprender? (comentar)
Inserir cursistas como colaboradores - criação de conta no gmail para quem não tem.

5- Contextualização da unidade 1 - leitura coletiva do texto  “A sociedade da aprendizagem …) Debate

6- Atividade 1 - Em duplas, elaborar slides com ideias chaves do texto  e publicar no blog do curso, através do google docs  Título: Módulo 1 - atividade 1 Marcadores: nomes completos separados por vírgulas

7- Apresentar Fórum Quem sou eu como professor e aprendiz?




ATIVIDADES À DISTÂNCIA
 1- Atividade 2 - Participar do fórum Quem sou eu como professor e aprendiz? ver orientações nas "atividades" em E-proinfo

2- Leitura do módulo 1 - pg 27 a 40Guia do Cursista (em PDF) ou Guia do Cursista (em e-book)
Leituras indicadas no Guia do Cursista estão todas reunidas em Materiais no Blog http://proinfoeatics.blogspot.com.br/p/materiais-modulo-1.html
Não deixar de ler a leitura básica  Aprendizagem continuada ao longo da vida. de Valente

3- Atividade 3- Reflexões em Diário de Bordo
A partir das leituras indicadas, registre suas reflexões e aprendizagens em seu diário de bordo no E-Proinfo
Questões para ajudar na reflexão:
- Como a escola vem lidando com as novas tecnologias?
- Como vem sendo a aprendizagem dos professores, gestores e estudantes para
utilizar as tecnologias em seu cotidiano? E, com isso, como fica o processo de ensino
e aprendizagem?
--Como o professor pode desenvolver uma prática pedagógica integradora que
contemple os conteúdos curriculares, as competências, as habilidades e as diferentes
tecnologias, disponíveis na escola, em ações nas quais as tecnologias possam
contribuir efetivamente?
-Como o professor pode criar uma situação de aprendizagem com o uso de
tecnologias que sejam significativas para o estudante?

3-  Atividade 4 -
Realizar uma pesquisa  em grupo, ou individualmente, sobre a realidade da sua escola em relação ao uso de tecnologias. Sugestão de planilha para registro pode ser baixada aqui.

Orientações para o desenvolvimento da atividade:
- Assistir ao video Quais são os desafios para aliar tecnologia à educação?
-  Pesquisar em sua escola para levantar quais tecnologias existem e quais são mais utilizadas,  de que forma isso vem acontecendo. A partir  das ideias do  vídeo, analisar, também, se as tecnologias estão sendo utilizadas para apoiar práticas tradicionais(de transmissão), ou se potencializam a produção ou modificação de propostas pedagógicas.
- Entrevistar professores da sua escola e coletar dados sobre as tecnologias que costumam utilizar em suas aulas e de que forma as utilizam. Definir o número de professores de acordo com sua disponibilidade de tempo. Assim, quanto maior for o número de entrevistas, mais completa será a análise; entretanto, no caso de entrevistar um pequeno número, focalizar nos colegas que estão mais engajados com a integração tecnológica na escola.
No próximo encontro utilizaremos essas informações para explorar uma nova ferramenta.














OFICINA  2
18/08(NB)  23/08(NP)
ATIVIDADES PRESENCIAIS
1.Retomar atividades à distância: dúvidas, reforçar acesso ao ambiente, leitura e retorno dos e-mails, leitura de tutoriais (mostrar diário de bordo como espaço de registro e auto-avaliação da aprendizagem), Orientar leitura do Guia do Cursista, mostrar o espaço do chat no blog.

2.Retomar o fórum quem sou eu como professor e aprendiz? Quem não participou? Novo tópico (ser professor é missão ou profissão?)- mostrar vídeos ( reportagem do jornal e tipos de professor)


3.Montar um mapa conceitual com as conclusões dos cursistas tendo como pergunta focal o professor do século XXI (mostrar blog(autoria), video VooBPF(projeto)

4.Análise da realidade das tecnologias na escola
Ler resumo do texto As sereias do ensino eletrônico Fazer um debate sobre a análise do uso das tecnologias na escola

5-Vídeo sobre Mapas conceituais ( o que é mapa conceitual, como se constrói, usos na educação) – mostrar exemplos
O que são proposições - http://www.youtube.com/watch?v=5ZV8SUu1vHI
Introdução Uso dos Mapas conceituais na Educação (para aprofundar) https://www.youtube.com/watch?v=4lBT37SJ42c

6-Atividade 4 - Propor a construção de um mapa conceitual sobre o uso da tecnologia na educação e na escola em grupos, salvar como imagem e publicar no blog do curso.

ATIVIDADES À DISTÂNCIA
 8 -  Atividade 5 - Leitura do material online: Unidade 1 Ensinar e Aprender com mídias digitais (pag 38), O papel do Professor(39). Aprendizagem significativa e  uso das tecnologia por projetos (pg 41) e Sugestão de leitura:
Pedagogia de projetos: fundamentos e implicações pg 13 a 16

Participação num chat  do Blog sobre as leituras ( Dia 24 –NB e dia 31- NP)
Escolher entre dois horários _ 9h às 10h ou 20h às  21h

9 - Atividade 6 – Aprofundar estudos sobre mapa conceitual
Vídeo O que são proposições - Mapas conceituais
Como compartilhar os mapas https://www.youtube.com/watch?v=fqywdNQLlPg
-fazer um mapa com tema de sua disciplina ou área de atuação e salvar como imagem
-Planejar uma aula com mapa conceitual para ser aplicada. Registrar com escrita e imagens.
OFICINA 3
01/09 (NB) - 06/09 (NP)
ATIVIDADES PRESENCIAIS
1- Rever atividades dos Mapas Conceituais, tirar dúvidas das atividades à distância.

2- Slides “Dicas de Projeto de Aprendizagem”  e leitura da pg 41 do guia Aprendizagem significativa e Uso das tecnologias no trabalho por meio de projeto    http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/1sf.pdf)

3-  Mostrar projeto Negrinho do Pastoreio(Viagens Literárias) usando o Google Earth , Livro Digital, e diversas outras Mídias .

4- Fazer cadastro e explorar Portal do Professor, vendo exemplos de aulas.

5-  Mostrar aula com fotonovela em imagens e vídeo.

6- Oficina de fotografia e roteiro.

7- Em grupo, começar a montar roteiro para usando o google docs.

8- Fazer cadastro no Calameo http://pt.calameo.com/ para hospedar fotonovela em formato de livro digital.

ATIVIDADES À DISTÂNCIA

1  - Continuar leituras  e  registro no diário de bordo.

2 -  Montar uma fotonovela  em grupo, partindo de fotografias  tiradas pelo grupo (podem ser personagens, se quiserem) com tema tecnologias.(ex: ciberbullyng, redes sociais, privacidade, namoro virtual, etc, etc… usem e abusem da criatividade) . Pode ser feita no editor de textos ou de apresentações, importando o arquivo  depois no Calameo para  transformar no formato livro digital. Publicar no blog como “Módulo 1-  atividade 4”

3- Fazer avaliação  no local que será indicado.

12 comentários:

  1. Cada novo dia chega como um grande desafio e aí, muitas coisas novas, surgem. Assim será este curso: novidades, novas propostas, curiosidades...Que bom termos uma ótima tutora e uma turma legal. Parabéns, Profe Marli, pela iniciativa e sucesso à você e a todos os cursistas. ClauZ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou contente, sim. Porque aprender é um grande barato e temos que ser curiosos e vibrar com as descobertas. Tenho boas expectativas!

      Excluir
  2. Prof. Marli, nossa tutora, quero registrar que estou muito contente por pertencer a este grupo e iniciar um curso que não havia realizado até então.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estou contente, Gilmar, em tê-lo no grupo. Espero que aproveites bastante. Abraço!

      Excluir
  3. Olá! Sou Priscila Isotton

    Espero poder tirar o máximo de proveito deste curso para melhorar meu trabalho como educadora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Priscila, certamente encontrarás muitas possibilidades de uso da tecnologia para potencializar a educação. Bem-vinda!

      Excluir
  4. Oi, na verdade eu vejo como uma retomada do curso , porque realizamos um curso sobre blog há 2 anos. Gostaria de usar ferramentas que dinamizem as aulas e envolvam os aluno em atividades de autoria.O livro digital é uma ferramenta que desejo conhecer melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro digital é muito bom. Daremos um jeito de utilizar.

      Excluir
  5. Olá Prof. Marli!
    Estou contente em poder fazer este curso,pois quero tirar muitas duvidas para aplicar e melhorar minhas aulas. Também aprender mais e me ajudar com as situações do meu cotidiano.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza , o conhecimento adquirido poderá servir para inúmeras situações. Tanto para uso pessoal como profissional.

      Excluir
  6. Oi professora Marli. Todo e qualquer aprendizado é bem vindo em nossas aulas. Espero aprender muito contigo e com o grupo. Obrigada por sempre nos ajudar.Minha vontade em aprender é cada vez maior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz de saber que tem colegas tão empolgadas e abertas em aprender. Que bom!

      Excluir