14/07 a 31/08
ENCONTROS PRESENCIAIS
|
ATIVIDADES PRESENCIAIS
|
ABERTURA
14/07 (NB)
19/07 (NP)
|
- Boas vindas, apresentação.
-Contextualização
do curso e do ambiente virtual E-Proinfo.
-Cadastro dos
cursistas no E-Proinfo e navegação
- Atividade
1.0
a- Acesse o link http://thor.sead.ufrgs.br/objetos/quem-sou-eu . Siga as instruções e crie um cartão de apresentação, escolhendo objetos que te representem e adicionando algumas informações pessoais e profissionais a fim de que teus colegas possam te conhecer melhor. |
ATIVIDADES À DISTÂNCIA
|
|
-Colocar foto no perfil e familiarizar-se com o ambiente
E-PROINFO. Ver em Tutoriais, caso tenha dúvidas.
Leia e comente as postagens dos colegas,no FÓRUM DE
APRESENTAÇÃO aproveitando para conhecer o outro grupo de cursistas
(teremos um em Nova Bassano e outro em Nova Prata),
- Leitura do texto Administrar o tempo é planejar a vida, de
Eduardo Chaves.
- Faça um comentário no blog , lendo antes a primeira postagem(Bem-vindos ao Desafio) e escrevendo sobre as expectativas em relação ao curso. |
|
OFICINA 1
04/08 (NB) 09/08(NP)
|
ATIVIDADES PRESENCIAIS
|
1- Apresentação (cursistas novos)
2- Quais dificuldades tiveram, como resolveram?
Tirar dúvidas. Acesso ao E-proinfo (ver se todos fizeram apresentação
no fórum), mostrar ferramentas Diário,Fórum, Notícias, Mensagens de
texto(e-mail) , Guia do Cursista(Módulos)
3- Organização do tempo, reforçar importância de
uma agenda de estudos (leram o texto sugerido?) Check list
4- Blog - que expectativas em relação ao curso? o
que gostaria de aprender? (comentar)
Inserir cursistas como colaboradores - criação de
conta no gmail para quem não tem.
5- Contextualização da unidade 1 - leitura
coletiva do texto “A sociedade da aprendizagem …) Debate
6- Atividade 1 - Em duplas,
elaborar slides com ideias chaves do texto e publicar no blog do curso,
através do google docs Título: Módulo 1 - atividade 1
Marcadores: nomes completos separados por vírgulas
7-
Apresentar Fórum Quem sou eu como professor e aprendiz?
|
|
ATIVIDADES À DISTÂNCIA
|
|
1- Atividade 2 - Participar do fórum Quem sou eu como
professor e aprendiz? ver orientações nas "atividades" em E-proinfo
2-
Leitura do módulo 1 - pg 27 a 40. Guia do Cursista (em PDF) ou Guia do Cursista (em e-book)
Leituras
indicadas no Guia do Cursista estão todas reunidas em Materiais no Blog http://proinfoeatics.blogspot.com.br/p/materiais-modulo-1.html
3- Atividade 3- Reflexões em Diário de Bordo
A
partir das leituras indicadas, registre suas reflexões e aprendizagens em seu
diário de bordo no E-Proinfo
Questões
para ajudar na reflexão:
- Como
a escola vem lidando com as novas tecnologias?
- Como
vem sendo a aprendizagem dos professores, gestores e estudantes para
utilizar
as tecnologias em seu cotidiano? E, com isso, como fica o processo de ensino
e
aprendizagem?
--Como
o professor pode desenvolver uma prática pedagógica integradora que
contemple
os conteúdos curriculares, as competências, as habilidades e as diferentes
tecnologias,
disponíveis na escola, em ações nas quais as tecnologias possam
contribuir
efetivamente?
-Como o
professor pode criar uma situação de aprendizagem com o uso de
tecnologias
que sejam significativas para o estudante?
3-
Atividade 4 -
Realizar uma pesquisa em grupo, ou individualmente, sobre a
realidade da sua escola em relação ao uso de tecnologias. Sugestão de
planilha para registro pode ser baixada aqui.
Orientações
para o desenvolvimento da atividade:
-
Assistir ao video Quais são os
desafios para aliar tecnologia à educação?
-
Pesquisar em sua escola para levantar quais tecnologias existem e quais
são mais utilizadas, de que forma isso vem acontecendo. A partir
das ideias do vídeo, analisar, também, se as tecnologias estão
sendo utilizadas para apoiar práticas tradicionais(de transmissão), ou se
potencializam a produção ou modificação de propostas pedagógicas.
-
Entrevistar professores da sua escola e coletar dados sobre as tecnologias
que costumam utilizar em suas aulas e de que forma as utilizam. Definir o
número de professores de acordo com sua disponibilidade de tempo. Assim,
quanto maior for o número de entrevistas, mais completa será a análise;
entretanto, no caso de entrevistar um pequeno número, focalizar nos colegas
que estão mais engajados com a integração tecnológica na escola.
No próximo encontro utilizaremos essas
informações para explorar uma nova ferramenta.
|
|
OFICINA 2
18/08(NB) 23/08(NP)
|
ATIVIDADES PRESENCIAIS
|
1.Retomar atividades à distância: dúvidas,
reforçar acesso ao ambiente, leitura e retorno dos e-mails, leitura de
tutoriais (mostrar diário de bordo como espaço de registro e auto-avaliação
da aprendizagem), Orientar leitura do Guia do Cursista, mostrar o espaço do
chat no blog.
2.Retomar o fórum quem sou eu como professor e
aprendiz? Quem não participou? Novo tópico (ser professor é missão ou
profissão?)- mostrar vídeos ( reportagem do jornal e tipos de professor)
3.Montar um mapa conceitual com as conclusões dos
cursistas tendo como pergunta focal o professor do século XXI (mostrar
blog(autoria), video VooBPF(projeto)
4.Análise da realidade das tecnologias na escola
Ler resumo do texto As sereias
do ensino eletrônico Fazer um debate sobre a análise do uso das
tecnologias na escola
5-Vídeo sobre Mapas conceituais ( o que é mapa
conceitual, como se constrói, usos na educação) – mostrar exemplos
O que são proposições -
http://www.youtube.com/watch?v=5ZV8SUu1vHI
Introdução Uso dos Mapas conceituais na Educação
(para aprofundar) https://www.youtube.com/watch?v=4lBT37SJ42c
6-Atividade 4 - Propor a construção
de um mapa conceitual sobre o uso da tecnologia na educação e na escola em
grupos, salvar como imagem e publicar no blog do curso.
|
|
ATIVIDADES À DISTÂNCIA
|
|
8 - Atividade 5 - Leitura do
material online: Unidade 1 Ensinar e Aprender com mídias digitais (pag 38), O
papel do Professor(39). Aprendizagem significativa e uso das tecnologia
por projetos (pg 41) e Sugestão de leitura:
Pedagogia de projetos: fundamentos e implicações pg 13 a 16
Participação num chat do Blog sobre as leituras ( Dia 24 –NB e
dia 31- NP)
Escolher entre dois horários _ 9h às 10h ou 20h às 21h
9 - Atividade 6 – Aprofundar estudos sobre mapa
conceitual
Vídeo O que são proposições - Mapas conceituais
-fazer um mapa com tema de sua disciplina ou área de atuação e salvar
como imagem
-Planejar uma aula com mapa conceitual para ser aplicada. Registrar
com escrita e imagens.
|
|
OFICINA 3
01/09
(NB) - 06/09 (NP)
|
ATIVIDADES PRESENCIAIS
|
1- Rever atividades dos Mapas
Conceituais, tirar dúvidas das atividades à distância.
2- Slides “Dicas de Projeto de
Aprendizagem” e leitura da pg 41 do guia Aprendizagem significativa e Uso das tecnologias no trabalho por meio
de projeto http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/1sf.pdf)
3-
Mostrar projeto Negrinho do Pastoreio(Viagens Literárias) usando o
Google Earth , Livro Digital, e diversas outras Mídias .
4- Fazer
cadastro e explorar Portal do Professor, vendo exemplos de aulas.
5-
Mostrar aula com fotonovela em imagens e vídeo.
6- Oficina
de fotografia e roteiro.
7- Em
grupo, começar a montar roteiro para usando o google docs.
8- Fazer
cadastro no Calameo http://pt.calameo.com/ para hospedar fotonovela em formato de
livro digital.
|
|
ATIVIDADES À DISTÂNCIA
|
|
1 -
Continuar leituras e registro no diário de bordo.
2 -
Montar uma fotonovela em grupo, partindo de fotografias
tiradas pelo grupo (podem ser personagens, se quiserem) com tema
tecnologias.(ex: ciberbullyng, redes sociais, privacidade, namoro virtual,
etc, etc… usem e abusem da criatividade) . Pode ser feita no editor de textos
ou de apresentações, importando o arquivo depois no Calameo para
transformar no formato livro digital. Publicar no blog como “Módulo 1-
atividade 4”
3- Fazer
avaliação no local que será indicado.
|
Cada novo dia chega como um grande desafio e aí, muitas coisas novas, surgem. Assim será este curso: novidades, novas propostas, curiosidades...Que bom termos uma ótima tutora e uma turma legal. Parabéns, Profe Marli, pela iniciativa e sucesso à você e a todos os cursistas. ClauZ.
ResponderExcluirEstou contente, sim. Porque aprender é um grande barato e temos que ser curiosos e vibrar com as descobertas. Tenho boas expectativas!
ExcluirProf. Marli, nossa tutora, quero registrar que estou muito contente por pertencer a este grupo e iniciar um curso que não havia realizado até então.
ResponderExcluirTambém estou contente, Gilmar, em tê-lo no grupo. Espero que aproveites bastante. Abraço!
ExcluirOlá! Sou Priscila Isotton
ResponderExcluirEspero poder tirar o máximo de proveito deste curso para melhorar meu trabalho como educadora.
Priscila, certamente encontrarás muitas possibilidades de uso da tecnologia para potencializar a educação. Bem-vinda!
ExcluirOi, na verdade eu vejo como uma retomada do curso , porque realizamos um curso sobre blog há 2 anos. Gostaria de usar ferramentas que dinamizem as aulas e envolvam os aluno em atividades de autoria.O livro digital é uma ferramenta que desejo conhecer melhor.
ResponderExcluirO livro digital é muito bom. Daremos um jeito de utilizar.
ExcluirOlá Prof. Marli!
ResponderExcluirEstou contente em poder fazer este curso,pois quero tirar muitas duvidas para aplicar e melhorar minhas aulas. Também aprender mais e me ajudar com as situações do meu cotidiano.
Abraços!
Com certeza , o conhecimento adquirido poderá servir para inúmeras situações. Tanto para uso pessoal como profissional.
ExcluirOi professora Marli. Todo e qualquer aprendizado é bem vindo em nossas aulas. Espero aprender muito contigo e com o grupo. Obrigada por sempre nos ajudar.Minha vontade em aprender é cada vez maior.
ResponderExcluirFico muito feliz de saber que tem colegas tão empolgadas e abertas em aprender. Que bom!
Excluir