segunda-feira, 14 de julho de 2014

Bem-vindos ao desafio !





Aproveitar o tempo! 
Tirar da alma os bocados preciosos – nem mais 
nem menos – 
Para com eles juntar os cubos ajustados 
Que fazem gravuras certas na história 
(E estão certas também do lado de baixo que se não vê)... 

Fernando Pessoa  


Para onde nos conduz esse convite do poeta? Você consegue imaginar o seu papel, como educador, em uma sociedade em que as tecnologias geram profundas mudanças? Como entrar em sintonia com as características da sociedade contemporânea? Como estar preparado para formar as novas gerações diante das mudanças frequentes e rápidas dessa sociedade?
Eis o desafio que nos aguarda durante este curso: repensar nossa atuação docente e as formas como as TIC podem contribuir para o desenvolvimento de um currículo que coloque a escola em sintonia com seu tempo, ampliando as possibilidades para construção de conhecimento e de uma ação formadora que valorize o potencial humano.

Eu te convido para esse  maior DESAFIO, o de  FAZER.

Comente abaixo, deixando tuas expectativas em relação ao curso. O que você gostaria de aprender?


47 comentários:

  1. Boa tarde!
    Quando eu leio todas estas informações sobre as TIC, quando me inscrevo para os cursos, eu chego a ficar emocionada de tanta vontade que eu tenho de aprender algo a mais. Trabalho numa escola rural, sem tanta tecnologia, mas procuro fazer o que posso. Temos um blog e nosso maior desafio é tentar melhorá-lo cada vez mais. Confesso que não é fácil, às vezes ficamos sem internet, às vezes os computadores é que não funcionam, às vezes falta tempo e o blog fica desatualizado... enfim... algumas pedras no caminho. Bem, não estou aqui para reclamar e sim para dizer da minha alegria em poder participar deste curso. Espero aprender muito e principalmente utilizar este aprendizado (sem desculpas!). Quero "chegar" no laboratório de informática e fazer acontecer!
    Lisandra Pegoraro Trecco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lisandra!
      Sabemos que não há o ideal, mas sim o possível. É com ele que precisamos reinventar a prática pedagógica. E o mais importante é a disposição de abrir-se para o novo, não desistindo diante da primeira dificuldade. E já conhecemos aquela citação (não sei de quem) "Quem quer arruma um jeito, quem não quer arruma uma desculpa." O curso eve ajudar a lidar também com a busca de soluções para essas dificuldades. Vamos que vamos! BJ!

      Excluir
  2. É um curso desafiador, principalmente quando não dominamos as tecnologias disponíveis. Estou ansiosa em aprender sobre blogs, para postar nosso fazer pedagógico, fazendo de nossos educandos, seguidores e porque não dizer nossos professores nas melhores formas de clicks e postagens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucivane!
      Fico feliz com esse teu anseio, pois os blogs são um espaço excelente de autoria, servem como portfólio e registro de todo processo educativo. Sou suspeita em falar de blog, pois tenho uma coleção deles. Será uma ferramenta que utilizaremos desde o início, como aqui nesse espaço. Grande abraço!

      Excluir
  3. Oi professora Marli. É para mim muito desafiador. Tudo parece difícil. Mas desejo um curso aproveitável, cheio de novidades e de muitas aprendizagens. Ponho fé, vontade e muita coragem em aprender. Toda aprendizagem e uma bagagem a mais em minha vida. Conto contigo nesta busca de aprendizagens e conhecimentos. Um maravilhoso curso a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosane, não desanime com as dificuldades. Aos poucos você vai se apropriando das ferramentas, porque o mais importante tu já tens: vontade de aprender. Sempre que precisar, estou à disposição! BJ!

      Excluir
  4. Olá Pessoal! Acredito que estamos sedentos de novos recursos tecnológicos para serem trabalhados em sala de aula, buscando dinamizar mais o ensino. Na onda digital em que estamos, associar os conteúdos trabalhados com o uso de diferentes meios, torna a aprendizagem facilitada. Como o texto nos fala, o grande desafio é fazer acontecer o ensino-aprendizagem nos estudantes, por isso as expectativas frente ao curso são as melhores. Ótimo curso à todos. Torço para que sejam encontros e momentos agradáveis e produtíveis. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Géssica! A integração dos recursos tecnológicos à prática pedagógica não apenas implica em facilitar, mas em mudar a metodologia de aprendizagem, desde que as tecnologias sejam aplicadas na produção de conhecimentos, colocando o aluno como um "autor", portanto, um protagonista e o professor, um mediador. Abraço!

      Excluir
  5. Olá professora ! A minha expectativa com o curso é fazer deste mais um instrumento para o meu trabalho. Não lido diretamente com alunos, mas posso ser um apoio pedagógico para os meus colegas de trabalho.Sempre será um aprendizado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosane! é muito bom sabr que estás disposta a aprender e compartilhar , multiplicar os conhecimentos. Tomara que o curso atenda ás tuas expectativas. Abraço!

      Excluir
  6. Saudações Prof Marli e colegas!
    Inicialmente quero dizer que foi uma alegria voltar ao Colbachini, reencontrar os amigos e poder aprender mais sobre um tema que me desafia a bastante tempo. “O mundo anda de pressa e nós não podemos parar”, dizia Scalabrini a mais de cem anos, e de fato, mudou e continua mudando muito rápido. Diariamente encontramos os nossos alunos “ligados” nas novas tecnologias e muitas vezes não sabemos como usar esses meios a nosso favor no processo pedagógico da construção do conhecimento. Estudar e conhecer melhor as TICs certamente vai ajudar! Abraços e ótimo curso a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre, boa noite! Afirmo o mesmo. Foi muito bom te receber de volta à escola. É gratificante pra mim, que há muito tempo venho batalhando pela formação de professores nessa área, perceber o interesse dos colegas e poder contribuir com o que venho aprendendo e aprender coisas novas com vocês. No que depender de mim, farei tudo para que o curso ajude a torná-los curiosos incorrigíveis.Até segunda!

      Excluir
  7. Boa noite Prof. Marli!
    Estou muito feliz em poder fazer parte deste curso!
    Ainda não atuo em sala de aula, porém acredito que devemos sempre buscar formas de nos aperfeiçoar e assim estarmos preparados para novos desafios/ oportunidades. Acredito que conhecer e aprender sobre as TICs irá nos proporcionar novas ideias sobre as formas de aprendizagem.
    Abraço,
    Deisi de Carvalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Deisi! Que maravilha saber da tua alegria. Pode ter certeza que eu também estou também feliz e pressentindo grandes aprendizagens. Basta abrir-se para o novo e colocar disposição para aprender. Abraço!

      Excluir
  8. Boa noite
    Colegas e professora. Quero vos dizer que quero conseguir tempo suficiente para acompanhar o espaço, absorver as aprendizagens, compartilhar as mesmas, ler os textos, fazer comentários. Entrar no universo digital é hoje estar em qualquer lugar, por isso é importante estarmos atentos as mudanças afinal as tecnologias nos surpreendem cada vez mais rápido. Creio que estamos num grupo maravilhoso e o que nos virá certamente será muito positivo! Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alcione! Eu tenho consciência que o fator tempo é um problema para todos nós, que sempre estamos envolvidos em mil atividades. Mas com jeitinho, organizando e priorizando algumas coisas, você vai conseguir. Desejo sucesso!

      Excluir
  9. Boa noite tutora e colegas. Eu me escrevi no curso TIC com a finalidade de aprender e compreender a construção do conhecimento na sociedade da informação, pois tenho dificuldades com este recurso Tecnológico. Trabalho em setor e necessito ajudar os educandos quando surge a necessidade.
    Sei que é desafiador, mas com o auxílio da tutora e dos colegas, construiremos momentos de ensino e aprendizagem e de muita superação. Abraços. Eli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí Eli. Com vontade e mente aberta é possível quebrar paradigmas e abraçar o novo. Aos poucos as dificuldades vão sendo superadas. Só não dá pra fugir delas. Parabéns pela disposição! Abraço!

      Excluir
  10. Olá Prof. Marli!
    Estou muito ansiosa para aprender muito. Espero retirar o máximo do curso para melhorar meu trabalho como docente, tanto para minhas aulas como para o meu planejamento.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  11. Olá prof. Marli e colegas, estou me sentindo meio perdida, pois são muitas informações novas para quem não sabe muito. Acredito que com a ajuda dos colegas e prof. vou conseguir superar todas as dificuldades. Beijos, Renita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Profe Renita, as suas dúvidas e angústias são minhas também, mas devemos ir experienciando e sempre achamos um caminho, ok? beijos! Clau Z.

      Excluir
  12. Olá professora Marli! estou esperançoso com o curso. Gostaria de aprender a fazer um blog por exemplo. Quero poder aproveitar o máximo para aplicar no meu dia a dia na sala de aula e outras necessidades. Abração ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professor Gilmar, eu sou suspeita quando se fala em blog. Defendo com unhas e dentes um espaço autoral do professor. Veremos isso sim. Abraço!

      Excluir
  13. Olá profe e colegas. Estou muito feliz por participar deste curso com vocês. Reitero minha expectativa em poder melhorar o blog da escola onde trabalho, assim como aprender muita coisa legal para trabalhar com meus alunos. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Li, o curso mescla reflexão e prática. Espero que atenda tuas expectativas.

      Excluir
  14. Boa Noite! Como gosto de desafio e as tecnologias estão cada vez mais presentes em nossa vida aceitei o desafio, tenho boas expectativas a respeito do curso, acredito que será muito proveitoso, bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tu estás sendo muito bem-vinda à escola e aqui no curso. Parabéns por se engajar e buscar formação nessa área que é mais que tecnologia. Trata-se de metodologia. BJ!

      Excluir
  15. Ola! Espero aprender muito com este curso, obtendo muitas informações que irão me ajudar no dia dia em sala de aula. Vou superar todas as minhas dificuldades com a ajuda da prof. Marli.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jurineia, com certeza, quando se tem vontade e persistência, as dificuldades se tornam menores. Conta comigo e principalmente contigo mesma. BJ!

      Excluir
  16. Profe Marli, neste curso eu gostaria de conhecer novas ferramentas para melhorar as aulas; ou maneiras diferentes de aprender o conteúdo trabalhado. Gosto muito de inovar as aulas e os alunos sempre esperam algo novo. Agradeço muito a você por me "desacomodar" um pouco. Clau Z.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudete!
      Sei que tu colocas a mão na massa e é muito gratificante poder trabalhar em colaboração contigo. É assim mesmo. Vamos aprendendo enquanto aplicamos e refletimos sobre a prática. Abraço!

      Excluir
  17. Olá professora Marli e colegas!! Estou me sentindo desafiada e desacomodada. Com certeza vou aprender muito. É legal estarmos juntos. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Letícia, eu adorei saber que tu estás no curso, descobrindo possibilidades novas. A Matemática também pode ser divertida e contextualizada com a ajuda das ferramentas tecnológicas. Abraço!

      Excluir
  18. Olá Profª Marli e Colegas estou muito feliz em poder participar do Curso pois sempre vamos aprender coisas novas que vão nos aproximar cada vez do avanço tecnológico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eba! Adoro essas profes que se desafiam. Vai ser muito bom.BJ!

      Excluir
  19. Olá profe. Marli!Caros colegas...
    Estou percebendo a cada dia o quanto estou desatualizada em informática, percebendo o quanto ainda necessito aprender. Adoro a idéia de ter vc., Marli, como minha profe, pela dedicação e atenção que tens demonstrado, como nossa instrutora. O novo é sempre um desafio, porém acredito ser necessário desafiar e ir sempre além. Minhas expectativas são muitas, principalmente, porque tenho me sentido segura dentro de tuas propostas de aula. A cada pequeno avanço, uma conquista e isto me faz sentir-se bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andrea, nem sabes o quanto é gratificante poder compartilhar um pouco do que venho aprendendo baseado em pesquisas e práticas de sala de aula.A palavra da hora é colaboração. Eu também estou aprendendo muito com o grupo. é muito bom poder ter confiança e curiosidade. BJ!

      Excluir
  20. Oláa Tuurma... acredito que as tecnologias fazem parte do cotidiano de nossos alunos e despertam o interesse dos mesmos, sendo assim utilizando-as como recurso pedagógico e de forma coerente, elas tornam-se um facilitador do ensino-aprendizagem. Espero aproveitar ao máximo o curso, em busca de melhorar a minha prática pedagógica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí, Ana Paula. As tecnologias precisam facilitar, não dificultar. Para isso é preciso que tenhamos em mente onde queremos chegar através delas. Abraço!

      Excluir
  21. Olá prof. Marli e colegas, estou me sentindo meio perdida, mas consciente que eu preciso me esforçar para aproveitar a oportunidade de trabalhar com as tecnologias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Profe Tere, primeiro acredite que tu és capaz de buscar por ti mesma o aprendizado, com a colaboração minha e dos colegas.Pequenos avanços devem ser motivo de entusiasmo e motivação para persistir. Abraço!

      Excluir
  22. Boa Noite, pessoal!!! Pensar no uso das tecnologias na educação, hoje, é fundamental, porém precisamos aprender a utiliza-las para explorar o que elas tem de melhor para nos oferecer. Atrair a atenção dos nossos alunos e ensinar/aprender de forma colaborativa e efetiva deve ser o nosso grande objetivo. Por isso estou muito motivada e aberta para novas aprendizagens, para utilizar as mais variadas ferramentas que possam estar ao nosso alcance para tornar uma educação mais atraente e qualificada. Que nossos aprendizados possam ser compartilhados e postos em prática. Um ótimo curso a todos nós!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro trabalhar contigo, uma profissional de mente aberta e disposta a ir em busca do melhor. É muito bom poder contar contigo aqui no curso. Abração!

      Excluir
  23. Olá prof. Marli e colegas, acredito que as tecnologias fazem parte de nosso cotidiano e este curso vem ao encontro de nossas inquietações, para que possamos então poder trabalhar com as mesmas de uma forma mais tranquila. Espero conseguir desvendar alguns mistérios dessas tecnologias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marisete, tudo o que é "novo" causa estranhamento .Porém, é no caminhar que se faz o caminho. A experimentação, a reflexão sobre a prática, o reformular o que não deu certo são características de um professor do século XXI. Inovação, pesquisa, coragem. Vamos lá! BJ!

      Excluir
  24. Olá Profª Marli e colegas do curso Ensinando e Aprendendo com as TICs, estou ansiosa pelas inúmeras possibilidades que esta formação tem a oferecer para poder colocá-las em prática em meu fazer pedagógico, ao mesmo tempo me sinto desafiada em vencer as possíveis dificuldades que possam surgir no decorrer do curso. Acredito que com as orientações de nossa formadora e auxílio dos meus colegas, chegarei lá. Bom curso a todos nós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lisandra! Nosso grupo é excelente, disposto, aberto, colaborativo, entusiasmado, comprometido. A ideia é teorizar, refletir, planejar e aplicar. Tenho certeza que surgirão ótimas experiências e estamos vivendo um novo tempo. Muitos frutos virão. Nessa tua função , poderás também ser multiplicadora entre os colegas que não estão no curso. Abraço!

      Excluir